Nossa História

Esta história passa pela chamada de Deus na vida de um adolescente em 1986, Jossy Soares, que apesar de criado na igreja, participante ativo nos trabalhos do Senhor, andava meio cambaleante na fé e, ao se preparar para entrar no ensino médio na Escola Técnica Federal da Paraíba – ETFPB, o Senhor o chamou com mão forte e iniciou uma poderosa capacitação com experiências de muita oração e serviço cristão, inicialmente na cidade de Pedras de Fogo e depois em João Pessoa, ambas na Paraíba. O ministério estudantil começa com o grupo informal chamado Convenção dos Evangélicos da Escola Técnica (hoje Jotec) e depois GPEU (hoje Chi Alpha) na Universidade Federal da Paraíba.

Nos anos de 1992 e 1993 na cidade de João Pessoa-PB, estando a igreja em franco avivamento, alguns irmãos dedicaram-se ao evangelismo pessoal e em massa, com a realização de impactos evangelísticos urbanos e grandes concentrações evangelísticas. Havia muitos universitários entre aqueles irmãos e após, orarem e jejuarem sentiram a necessidade de realizar eventos nas universidades, onde havia grande resistência a Palavra de Deus. Ciente da guerra espiritual que se iniciara, o grupo iniciou uma grande mobilização espiritual com apoio dos Círculos de Oração de João Pessoa, parceria fundamental para o êxito dos trabalhos. Irmãs e irmãos que talvez nunca foram numa universidade, foram guerreiros poderosos que possibilitaram com suas orações a ação do Senhor com êxito nos eventos programados. Esses eventos foram chamados de Encontros de Cultura Cristã e consistiam de palestras, apresentações musicais e evangelismo pessoal e aconselhamento espiritual com oração e libertação. Sem ser injusto com os demais, tiveram efetiva participação nesses trabalhos os irmãos. Gilvanete Andrade, Pr. Djalma Silva, Inagi do Carmo, Assuero Lima, José Neto Barreto Júnior, Conjunto Acorde Celeste, Manoel Brito, Elias Viana, Jesiel Claudino, pr. Antonio Chagas, dentre outros amados, cujos nomes Deus não esquecerá e que tentaremos lembrar num livro a respeito.

Nascia o Agência Projeto Pés Formosos com seu braço universitário chamado GPEU – Grupo Pentecostal de Evangelização Universitária, que apesar da terminologia pentecostal, sempre abraçou e contou com cristãos de todas as denominações evangélicas.

Com a expansão do trabalho, sentiu-se a necessidade de organizá-lo como grupos permanentes nas universidades. O trabalho foi organizado sob a forma de uma agência de evangelismo para dar suporte tanto aos trabalhos no campus, como a ações evangelísticas em geral. Logo o trabalho chegou a outros estados do Brasil.

Com a mudança do fundador, Jossy Soares, para a cidade de Cuiabá/MT e apoio recebido da Assembleia de Deus naquela cidade, foi organizada em 1996 a 1ª Consulta Nacional de Evangelização Universitária em julho de 2006, por ocasião da inauguração do Centro de Evangelismo das Assembleias de Deus de Cuiabá e Estado de Mato Grosso – Grande Templo, onde pessoas de diversos estados do Brasil participaram dos debates e foram unânimes em entender a necessidade de um ministério específico de evangelização universitária à nível nacional. Deus levantou em Cuiabá o pastor Edson Talarico e sua esposa Quézia, como colunas do trabalho.

Em janeiro de 1997, foi realizada na cidade de Belo Horizonte a 2ª Consulta Nacional de Evangelização Universitária, onde aumentou significativamente a abrangência do ministério universitário. Nas ocasião, foram feitos os primeiros contatos com o ministério Chi Alpha Campus Ministry órgão ligada a World Missions – Assembly of God,  (Secretaria de Missões Mundiais da Assembleia de Deus nos Estados Unidos), através do pastor Mark Jonathan Lemos, do Instituo Bíblico das Assembleias de Deus – IBAD. Foi nesta Consulta onde nossa missão inicia um caso de amor com Belo Horizonte/MG. Deus levantou colunas como Jane Moreira, Joaquim Nogueira, Moizes Generino e Cássia Lima para se juntar ao trabalho.

Foi assim que se descobriu que muitos fundamentos e ações implantados pelo GPEU/Pés Formosos, resultado de oração e leitura para sistematização e documentação para organizar os grupos no Brasil, já estavam escritos pelo Chi Alpha americano. A partir daí não tivemos dúvidas que éramos um mesmo povo e que o Espírito Santo nos movia. Descobrimos que, assim como nós, há diversos grupos cristãos interessados em desenvolver nas universidades um ministério com forte conteúdo apologético e ao mesmo tempo com maior ênfase no Evangelho da Cruz no poder do Espírito Santo.

Em 2011 o pastor Ricardo Zevenbergen, missionário da AD Holandesa, no Brasil, integrou-se ao trabalho, onde a partir de Joinville/SC iniciou-se novos trabalhos na Região Sul e Deus tem feito a Obras prosperar.

Hoje somos participantes da RedUnivertiária das Assembleias de Deus. Entretanto, nosso grupo conta com efetiva participação de cristãos de diversas denominações evangélicas, sendo todos muito bem-vindos.

Buscamos a comunhão com os cristãos, de forma a unir o povo de Deus e implantar o Reino de Deus nos campi universitários no poder do Espírito Santo.